Nota Fiscal Paulista: Será que vale a pena?


Vale a pena ficar pedindo CPF no cupom fiscal? Percebo que muitas pessoas acham que vão conseguir receber um bom valor para abater do IPVA ou para receber em conta bancária, mas a verdade é que o valor não é tão alto. Vamos a explicação:

O valor do crédito da Nota Fiscal Paulista é referente a 30% do valor de ICMS que o estabelecimento recolher, em muitos casos gira na faixa de 0,8% do valor bruto da venda, depende muito dos produtos comprados. Ou seja, quase nulo. E com o risco de cair na malha fina da Receita Federal pela declaração do imposto de renda divergir dos gastos registrados no CPF.

Há vários casos em que o consumidor não tem direito ao benefício, mesmo solicitando a nota fiscal com CPF. Remédios, produtos de limpeza doméstica, de higiene pessoal, alimentos, material de construção e combustível, entre outros produtos, abrangendo 13 setores, que se enquadram no regime de substituição tributária, não geram recolhimento de ICMS pelo varejo. No sistema de substituição tributária, o ICMS é pago antecipadamente pelo fabricante e não em cada etapa da cadeia produtiva.

Caso o consumidor não resgate seus créditos, no sexto ano estes serão perdidos. Outro problema é que o resgate mínimo é de R$ 25,00, ou seja, se não juntar pelo menos este valor, não dá para resgatar, e para juntar este valor é preciso consumir muito e de preferência produtos que não estejam enquadrados em Substituição Tributária.

Pessoas com a faixa de salário que justifique o consumo alto, geralmente não ligam para alguns reais considerando o inconveniente de informar em todo lugar o CPF. Outro fator é que os que ganham mais possuem um tempo mais escasso, estão mais acostumados a comodidades e não gostam de esperar. Informar o CPF para a operadora de caixa que muitas vezes não escuta os números direito é uma tarefa para quem está precisando muito do dinheiro.

Quem precisa muito destes poucos reais, normalmente ganha pouco e não consegue justificar o consumo elevado para gerar créditos consideráveis.

Ou seja, o crédito da Nota Fiscal Paulista possui um paradoxo, mas acredito que seja muito mais válido pelo ato de cidadania do que pelos créditos. Apenas não esqueçam de, além de evitar a sonegação, PRINCIPALMENTE eliminar a corrupção no governo primeiro.

Não permitamos a corrupção.

Os valores pessoais precisam ser valorizados. Conceitos que deveriam estar implícitos na nossa educação infelizmente não são colocados em prática por algumas pessoas e prejudicam muitas. Atos de honestidade, transparência, lealdade e ética deveriam estar acima de qualquer necessidade pessoal ou profisisonal, mas este é um assunto para discutirmos em outro artigo.

6 comentários sobre “Nota Fiscal Paulista: Será que vale a pena?

  1. Entao vc é um bom otario !
    vc acha que o governo ia ser bonzinho assim e dar um bom troco por nd ?
    deve ter gastado feito um louco e pedindo o cpf igual um maluco em tudo o que ve !
    O Brasil tem uma perfeita estrutura para a corrupção! o povao caindo nas armadilhas do governo, enquanto estamos pagando por escolas, remedios e etc

  2. Eu comprei feito louco informando meu cpf para tudo que é lugar em 2 anos meus creditos da nota fiscal paulista foram de 4,49 reais kkkkkkkkk tem que rir ne fazer oq agente parece trouxa do governo msm…

  3. o governo nao ajuda ninguem apenas engana atravez da midia e outros eles cada vez mais ricos roubando e ludibriando o povo apenas para por em seus propios bolsos
    ou sera que o povo e tao bobo que acredita que esta lucrando com a nota fiscal paulista
    acorda sao paulo acorda brasil ! nao precisa ser economista diplomado para saber que nao vale apena pelo que se gasta com suas notas fiscais com cpf, somem o total de suas notas voces terao mais ou menos
    uma base e verao que nao vale apena faca a soma de cada nota e tirem a percentagem acima no topo explica e envista em ouro acoes coisas que o governo nao possa botar as suas maos sujas caso voce seja mais ousado va pelo tentar o mercado negro assim voce ficara longe do governo a ! se o brasil inteiro fizesse isso eles o governo e cia aprenderiam a andar na linha
    nao forneca seu cpf ou cnpj quais as garantias de sigilo va ate a santa efigenia
    que voce comprara um dvd so com cpf e cnpj so da nota fiscal
    abrao os olhos contribuintes do brasil

    Ass Dion
    que Deus lhes abencoe

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s