Internet no trabalho: Qual é o crescente desafio na produtividade?


Como tudo na vida, a internet também tem dois lados. Ao mesmo tempo em que trouxe para o mundo empresarial benefícios incontestáveis, apresentou um novo problema: como medir a produtividade dos colaboradores?

  • As pessoas “espertas” acham que podem enganar quando não enxergam o que deixam de ganhar.
  • As pessoas burras se enganam sem saber que estão se enganando e só sonham no que poderiam ganhar.
  • As pessoas empreendedoras e inteligentes não se enganam, ganham.

A internet cada vez mais interativa tem um grande apetite para consumir todo o tempo que puder do usuário. Cada site é desenvolvido para proporcionar uma experiência agradável aos visitantes, e com isso mantê-los fieis e atraidos.

É possível ficar horas procurando e assistindo aquele vídeo que seu amigo comentou, procurando aquele presente que você tem que comprar ou pesquisar aquele aparelho que você sonha. São apenas alguns exemplos de uma rotina muito comum em muitas empresas.

Perder tempo está cada vez mais fácil… Muitas vezes falta a consciência de que o aumento de produtividade proporcionado pela internet nada mais é que uma necessidade da empresa para sobreviver e que cada minuto é dinheiro no mundo dos negócios. Perder dinheiro está cada vez mais fácil…

Existem muitos mecanismos de controle e filtros de conteúdo, mas se tempo é dinheiro, quem vai auditorar uma avalanche de histórico de acesso? Quanto custa para o departamento de TI realizar este trabalho? Alguém pode responder que podemos restringir o acesso somente para alguns websites, mas quão importante é ter uma equipe bem informada sobre assuntos multidisciplinares?

O fato é que para se tomar a melhor decisão é preciso estar bem informado. Dependendo do tipo de negócio, privar os colaboradores da informação é perder diferencial competitivo. Por este motivo o assunto é tão dificil de ser tratado.

Os verdadeiros profissionais não usam o tempo de serviço para tratar de assuntos pessoais, usam de forma inteligente para evoluir profisisonalmente em benefício da organização a qual representa.

A quantidade de informação disponível na internet é demasiadamente ampla para controlarmos ou conhecermos a fim de medirmos a produtividade relacionada com os colaboradores.

Por este motivo as empresas estão procurando cada vez mais comportamento aliado aos valores , muitas vezes aceitando uma menor especialização do profissional.

Cada vez mais as pessoas mais produtivas são aquelas que sabem lidar com um volume altíssimo de informações, selecionando adequadamente o conteúdo que demanda algum investimento de tempo (leia-se também DINHEIRO) para sua atenção.

Portanto, avaliar e gastar de forma inteligente o tempo é cada vez mais necessário para obter êxito num mundo cada vez mais dinâmico e repleto de possibilidades.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s