Amadorismo em TA: A Culpa é de quem?


Desde 1997, quando os primeiros ECFs (Emissores de Cupom Fiscal) tonaram-se obrigatórios para as grandes empresas do varejo até hoje foram várias as vezes que o governo, seja na esfera municipal, estadual ou federal, foi determinante para gerar demanda no mercado: tivemos um 2002 confuso por causa do TEF (integração das operações de cartão de crédito e débito com o cupom fiscal). Um 2004 bem atípico por conta do aumento na fiscalização do uso de ECFs nos médios e pequenos varejistas. Depois veio 2006 e uma nova onda de obrigatoriedade no TEF, no ECF e nos Terminais de Consulta de Preço. Em 2007, a exigência foi pelas impressoras Fiscais sem a MFD (memória de fita detalhe, que guarda a informação da 2ª. via do Cupom Fiscal) e da Nota Fiscal Paulista. E, para finalizar com chave de ouro, 2009 e a Substituição Tributária em conjunto com a Nota Fiscal Eletrônica. Não é nenhum exagero dizer que há pelo menos 3 anos as software houses de TA do estado de São Paulo trabalham exclusivamente para o governo.

E porque o Governo foi determinante? Simples. Porque o varejista brasileiro tem o hábito de investir em tecnologia somente quando é obrigado, por pressão e imposição. Mas todas as ações acima resultaram em um processo de adesão em massa por parte dos varejistas? De forma alguma. Mais de 60% dos comércios brasileiros ainda não estão informatizados. Automatizados então, diria que não temos 15%. Mais qual é a diferença entre informatizar e automatizar? Bem, informatizar é instalar um computador com um sistema e uma impressora Fiscal conectada apenas para imprimir um cupom Fiscal. Ou, como os varejistas gostam de dizer: “ficar dentro da lei, porque a fiscalização está aumentando, não é?”. Automatizar é um processo muito mais complexo, que consiste na análise dos processos do cliente e na implantação do sistema para ajudá-lo a resolver seus problemas operacionais, como controle de estoque, roubo, perda de mercadoria, falta de informações financeiras e estatísticas. O que, na opinião dos varejistas em geral, significa custos desnecessários.

Então podemos concluir que a fiscalização no Varejo é ineficiente? Sim. Mais a questão é mais complexa: boa parte das empresas não informatizadas são Micro Empresas que não tem como obrigatoriedade, por enquanto, a emissão do cupom fiscal. Esta informação, por si só, prova a afirmação acima de que os varejistas apenas investem em tecnologia por imposição.

Agora, sejamos sinceros: o que tem a ver a questão do ECF com a melhoria dos processos de uma empresa? Implantar um sistema apenas para resolver questões fiscais é desperdício de dinheiro e dor de cabeça na certa para o varejista e para o Revendedor.

A partir de hoje, iniciaremos uma discussão em torno das informações apresentadas acima, com o intuito de buscarmos respostas para as seguintes perguntas:

– O varejista só está interessado em investir quando é obrigado ou nós do mercado de TA que apenas nos interessamos em ofertar aquilo que sabemos que o cliente vai comprar?

– O varejista não investe ou nós é que não sabemos construir uma venda de valor? Sabemos realmente expor os benefícios que existem em nossas soluções?

– Qual amadorismo vem primeiro: o dos varejistas ou o dos desenvolvedores de software e das revendas de TA?

– Porque o Varejista que informatiza uma loja quando quer automatizar normalmente troca de Fornecedor de Software?

– Porque praticamente todo varejista está insatisfeito com o Fornecedor de Software atual?

– A insatisfação dos varejistas é culpa nossa que não atendemos suas expectativas ou deles que não contratam mão de obra para operar as soluções que vendemos como se devem?

Se tiverem sugestões para mais temas, podem me enviar um e-mail para v.fpeixoto@gmail.com.

Abraços!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s