Carência de Mercado:Vendedor que conhece Automação


A pergunta se repete com frequência: Vitor, você conhece algum bom vendedor que conheça o mercado de Automação, com conhecimentos em Hardware, Software e Prestação de serviços? A resposta, normalmente, também é a mesma: Não conheço, infelizmente. É um fato: o mercado está carente por profissionais especializados em vendas que entendam de Automação Comercial. Também é fato que vendedor de TA bom está empregado e quem não é bom ou muda de área ou pinga de um lado para o outro sem conseguir se estabilizar. Mesmo os que não são tão bons tem espaço, dada a carência atual.

O principal motivo para que isso aconteça é que a grande maioria das revendas de TA nasceram da união de 2 ou 3 amigos que trabalhavam juntos em um fabricante, distribuidor ou revenda de maior porte e resolveram criar o seu próprio negócio que, em sua maiorira, são pequenos. Por este motivo, normalmente o próprio dono da revenda ou um deles faz às vezes do comercial. Com isso, não há espaço para se desenvolver em algum colaborador o tino.

Além disso, grande parte das revendas não integram Hardware, Software e Serviços. A maioria delas são revendas especializadas, que conhecem ou de assistência técnica ou comercialização de hardware ou implantação de Software.

A questão é que algumas das pequenas revendas de ontem estão se tornando as revendas médias de hoje e precisam expandir suas operações. Há espaço para contratações mais não há mão de obra qualificada para suprir a demanda. Por isso, o ideal é desenvolver a competência em um colaborador interno. Esse negócio de que vendedor nasce com o dom é coisa do passado. É possível transformar um bom técnico em um excelente vendedor. Aliás, no mercado de TA o que não faltam são exemplos para afirmar o que estou dizendo. Até porque um bom técnico conhece a fundo as funções de um aplicativo de gestão, instalação dos equipamentos e o funcionamento da área de serviços. Vendas é uma questão de discurso e de timing. E isso, com certeza, pode ser desenvolvido.

E a você, vendedor especializado em TA, deixo um recado: valorize-se. Você é um profissional procurado!

Um comentário sobre “Carência de Mercado:Vendedor que conhece Automação

  1. Bom, geralmente um empresário não vai entender profundamente de automação comercial, o vendedor em si vai saber informar mais coisas e vai não ser um vendedor apenas, mas sim um consultor de vendas, onde vai entender as necessidades da minha empresa e identificar quais materiais são essenciais para eu poder automatizar minha loja. Entrei em contato com uma empresa que achei no google, se não me engano era esta aqui http://www.automatstore.com.br, onde o consultor realmente me deu uma aula de automação comercial e me explicou muito bem sobre os equipamentos que eu precisava na minha empresa.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s