O EOP: Engenheiro de Obra Pronta


Por Vítor Peixoto

Na 3a. Feira passada estava voltando do Morumbi depois do Showzaço do Roger Waters (aliás, o melhor Show que já assisti na vida) de carona com meu amigo José Ricardo Garcia (assíduo leitor do meu Blog) e nossas respectivas esposas.

Meu amigo, o Zé, fez um ótimo caminho para evitar o trânsito das imediações do Morumbi mas, ao chegar perto da Raposo Tavares, começou a fazer besteira no caminho. Por três vezes, comentei que estava fazendo o caminho errado. Com o saco na Lua por conta dos meus comentários, ele disparou: “EOP”. Eu disse: o que? Ele falou: “engenheiro de obra pronta”.

Na hora, achei a expressão fantástica. Desculpe-me aqueles que podem me achar ridículo por não conhecer a expressão caso ela seja antiga mas eu realmente não a conhecia e, ao ouvi-la, sabia que a mesma seria tema para o Blog.

Ser um Engenheiro de Obra Pronta é, na prática, ser aquele que critica tudo o que os outros fazem mas nunca faz absolutamente nada. É ser aquele que prefere criticar tudo e todos e que tem solução para tudo mas não age, fica inerte. É um medroso sem iniciativa que, seja por inveja, por despeito ou por ser um otário mesmo prefere criticar, opinar, magoar do que agir.

No Mercado nos deparamos com Engenheiros de Obras Prontas o tempo todo. Basta você ter uma ideia diferente que um colega de trabalho, parceiro, conhecido, familiar, vizinho ou chefe que um destes citados farão o papel de EOP. É inevitável. Felizmente, os EOPs são facilmente identificáveis. Os EOPs são aqueles que passam anos e anos de sua vida fazendo a mesma coisa, que não progridem, não mudam de cargo, estão sempre na mesma e, invariavelmente, estão insatisfeitos e reclamam de seu trabalho.

Dos EOPs, eu quero distância. Também passarei a observar mais meu comportamente para evitar ao máximo parecer um em qualquer situação. E, se fosse você, passaria a prestar atenção. Porque, sinceramente, os EOPs são um pé no saco!

Deixe uma resposta

