Junho: o Mês da Automação Comercial no Brasil


 

 
Junho passou a ser, desde o ano passado, o mês da Automação Comercial no Brasil. Exagero? De forma alguma. Em um setor que tradicionalmente pouco cria em termos de eventos, ter em Junho a Autocom significa chamar Junho de “mês da Automação”.

Para quem não conhece, a Autocom é um evento promovido pela AFRAC em parceria com o IDETI e é considerado o maior evento de automação comercial da América Latina. Desde o ano passado, o mesmo passou a ser realizado no Expo Center Norte, no pavilhão amarelo, e este ano deve reunir mais de 80 expositores e 10.000 visitantes entre os dias 26 e 28 de Junho.

Dramatismos a parte, esta edição da Autocom é aguardada por muita gente com grande ansiedade, dada a “dificuldade” mais do que avisada, prevista e anunciada pela qual o mercado de Automação Comercial está passando em 2012. Sim, o eterno mercado das ECFs e das gordas margens praticadas na montagem dos PDVs está mudando. Com margens despencando dia a dia, muitas revendas estão sendo obrigadas a se reinvetar ou até mesmo mudar de foco, tornando 2012 um ano de transformações no mercado de AC que, a partir de agora, não deverá mais ser o mesmo. Quando perguntado, distribuidores que atuam com TA costumam dizer que AC ou não crescerá ou terá crescimento negativo (se é que isso existe!) em 2012. Já o mercado de AIDC deve, novamente, crescer dois dígitos. E, obviamente, os distribuidores não estão parados.

Deveremos ver por parte da BP, DN, CDC e outros a entrada de novos fabricantes, mix de produtos e áreas de negócio em seu portifólio (meu palpite é a entrada dos mesmos em segurança e telecom, mesmo que discretamente).

Com relação aos revendedores, imagino que este ano irão a Autocom buscar novidades. Para os tradicionais, figurinhas carimbadas de todas as edições da Autocom, imagino que buscarão entender melhor como funciona o mundo de AIDC (mobilidade) e provavelmente estarão atrás das empresas de software. Já os novos revendedores, não tão dependentes assim das Impressoras Fiscais, creio que a Autocom será a porta de entrada para os novos mercados que os distribuidores devem mostrar. Para as Software-houses que estarão expondo, acredito em muita procura por parte dos revendedores tradicionais (e desde já desejo paciência a vocês, pois por maior que seja a vontade dos mesmos em comercializar software, a mudança de cultura terá que ser ENORME).

Destaco também que neste ano a organização do evento procurou “tematizar” os dias do Congresso, colocando palestras sobre Hardware, Mobilidade e Software em dias específicos, em uma estratégia inteligente seguindo a seguinte lógica: aquele revendedor ocupado (90% do mercado, em que o dono faz de tudo dentro da empresa) poderá vir apenas um dia na Autocom e fazer tudo: ver as palestras e visitar os estandes.

Enfim, como em todo ano a Autocom é evento obrigatório na agenda de quem atua em qualquer vertical do mercado de TA, seja AC, AIDC, TI ou outros. E, neste ano, principalmente, diria que a feira é mais do que obrigatória; é essencial! Em nome da sobrevivência no mercado de alguns e na forma estes terão que se comportar e trabalhar daqui para frente. Nos vemos em breve!

4 comentários sobre “Junho: o Mês da Automação Comercial no Brasil

  1. Olá!
    Acho realmente que o país está entrando em uma fase de mais automação comercial, e estão surgindo cada vez mais aplicativos comerciais para fortalecer e ajudar nos negócios e comércios em geral.

    Estive até dando uma olhada em alguns cursos para fazer, e encontrei algumas coisas neste lugar: gestão empresarial , mais ainda não conheço. Alguém conhece?

    Até mais!

  2. Automaçao Comercial é a aplicação de métodos e ferramentas para automatizar processos comerciais, isso é, mecanizar e agilizar processos manuais, alcançando total eficiência.
    
    ​A integração entre o homem e a máquina somados a gestão, busca reduzir a mão-de-obra e despesas, além de gerência e controle operacional sobre um comércio. Com a automação, tarefas passíveis de erros, como: cálculo e digitação de preços, quantidades, preenchimento de um cheque, emissão de nota fiscal; ficam mais seguras e eficientes. Melhorando o trabalho dos funcionários e o atendimento aos clientes.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s