Você já se Perguntou Como o Mercado te Enxerga?


 

 
Existe uma ilusão por parte da maioria dos empresários de que para ser respeitado e bem visto por clientes e fornecedores, precisa ser grande. Grande no sentido de volume, muitos pontos de venda, grandes projetos, atender grandes clientes, etc.

Isso é uma besteira pura! Para você ser “VISTO” pelo mercado, aparecer, tornar-se conhecido e importante, basta que você, empresário, deixe claro o seu posicionamento. Como assim? É muito simples: quando algum vendedor de algum distribuidor com quem você não mantém relacionamento próximo te ligar para oferecer produtos ou bons preços posicione-se! Diga a verdade: de quem compra e porque compra (até porque eles sabem). Quando alguma empresa de Software te ligar oferecendo parceria, não enrole: diga se tem interesse, se tem DNA para Software ou não e se estiver a fim de conhecer de fato o produto, receba o possível parceiro com interesse e saiba dizer não com o mesmo interesse também.

Estes dois exemplos acima são simples de serem implementados no dia a dia e farão uma diferença enorme após alguns meses. A radio vendedores se encarregará de comentar, entre eles mesmos, o seguinte: cara, você viu que o ABC da empresa XYZ mudou, está mais firme em suas decisões, tem se colocado com outra postura, está fazendo um bom trabalho, etc. Quando isso começar, começarão a falar até algumas “mentirinhas”, normalmente escondendo os defeitos de sua empresa e colocando você como o CARA da sua região. Estas “mentirinhas” devem ser estimuladas por você nos eventos. Ah, os eventos… Você pensa que não é importante ir na Autocom, na APAS, na FIPAM. Engano seu, meu caro. Os eventos são a GRANDE oportunidade para você firmar o seu discurso. É nessa hora, olho no olho, que parceiros e fornecedores vão te testar, vão querer saber se o seu posicionamento novo é verdadeiro ou não e, neste momento, será a hora de você mostrar para todos que mudou, que é um(a) novo(a) empresário(a). Quanto as mentirinhas, para ficar claro: não abuse delas, para não parecer ridículo. Entretanto, quando te perguntarem: e os negócios, como estão? NUNCA, em HIPÓTESE ALGUMA, RECLAME DO MERCADO OU DOS NÚMEROS. Diga que tudo está sempre excelente, ou bom, ou ótimo. Escolha o adjetivo que melhor combina com você mas não seja o CHATO QUE TÁ SEMPRE COM PROBLEMAS. Fornecedores não gostam de gente assim e o que é pior: você pode estar fechando uma grande porta para fazer mais negócios se portando assim. Ninguém quer um pessimista como revendedor, certo?

Para terminar, eu pergunto: Como o mercado te enxerga? Quem é você no jogo? As pessoas param para te ouvir? O que você fala é importante? Você é consultado? Você é convidado para eventos? Se as respostas forem SIM, pronto! O caminho está certo. Se forem NÃO, cuidado: nenhum peixe, por mais bonito que seja, sobrevive sozinho em aquário apertado.

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