Autocom 2012: o Mais do Mesmo que todos nós adoramos!


Por Vítor Peixoto

Pausa na política e em temas que não fazem parte do mercado. Tá na hora de falar um pouco de TA (deve ter gente vibrando com isso). Até porque, esta semana foi semana de Autocom e não há como não escrever sobre ela.

A Autocom 2012 foi, na minha opinião, muito diferente das outras edições. Visitei-a por 2 dias (3a. e 5a.) e consegui conversar com muita gente, inclusive com vários expositores que me garantiram que no ano passado a feira estava mais movimentada. Isso, ao meu ver, não quer dizer muita coisa. É sabido por todos que o mercado de AC passa por fortes mudanças este ano. Tanto é verdade que o resultado de todos os distribuidores está comprometido pois, enquanto as vendas crescem em AIDC e segurança, as vendas em AC devem cair ou, na previsão mais otimista, empatar com 2011.

Mas a Autocom teve mais diferenças. Teve grandes expositores, fazendo estandes mais caprichados, como a Network1 e a BP Solutions por exemplo (será TI enraizando o que faz de melhor?). Teve um congresso melhor organizado pela AFRAC, com sucesso de público e temas ótimos. E teve o mais do mesmo.

O mais do mesmo é aquilo que torna a Autocom um evento que pouco muda de ano para ano. O mais do mesmo é visitar vários estandes vendo exatamente a mesma coisa que se viu no ano passado, e no retrasado, e no outro, e no outro, etc… Se não fossem os mini computadores com Monitor LCD embarcado, a feira deste ano seria, em sua grande maioria, uma reprise de 2011. É este mais do mesmo que, na minha visão, torna o mercado de TA “chato” para a mídia. Porém, é este mais do mesmo que faz com que todos nós, pessoas ligadas e enraizadas no mercado de TA, estejam ano após ano na Autocom. Esta peculiaridade dos pequenos mercados, que pouco crescem em tamanho e gente, faz com que nós que participamos dele ótimos amigos (ou nem tanto assim), quase como se fosse uma confraria ou um clube privado. Isso torna o mercado de TA especial. E é por isso que gostamos tanto dele!

TAGS: autocom, automação comercial, TA,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s