Todo mundo no Mercado de TA tem 200 Clientes!


Parece engraçado o título mas é verdade: experimente chegar para o dono de uma software house ou de uma pequena revenda e pergunte a ele quantos clientes sua empresa tem: de cada 10 respostas, 9 serão: uns 200 clientes!

Se o número é cabalístico para o mercado de TA ou simplesmente uma coincidência eu não sei. O que eu sei é que, de cada 10 que dizem ter 200 clientes, penso que apenas uns 5 ou 6 devem ter mesmo!

Mas porque o número 200? Na semana passada tive uma conversa muito interessante com 2 amigos do mercado sobre isso: Eduardo Santos e Luis Garbellini, ambos da Add Mark. Eles me deram alguns argumentos muito bons, que reproduzirei aqui: chegar a 200 clientes não é difícil, mas é difícil passar disso pois, para ter 300, 400, 500 clientes é preciso investimento em desenvolvimento, suporte técnico, no produto, em capacitação da equipe etc.

Entretanto, para muitas destas empresas o montante de dinheiro necessário para investimento não faz parte de seu caixa e, como não há o dinheiro necessário, há a tendência de estagnação do negócio. Eu concordo com estes argumentos, até entendo que é por conta disso mesmo que estas empresas não crescem mas, também entendo que muitos dizem ter 200 mas na verdade possuem 150, 160, 170 no máximo! Acontece que, por qualquer motivo que seja, arredondar o número para 200 ficou bonito… Virou moda! E, se é moda e todo mundo fala, porque eu não dizer também?

O que preocupa é que 200 clientes nem sempre são suficientes para manter uma operação sadia. Para alguns poucos, 200 clientes é muito, pois são grandes clientes com grandes contratos. Para a maioria, 200 clientes é pouco e gera um volume financeiro pequeno. E, em um mercado tão competitivo como será o de TA daqui para frente, pouco dinheiro significa sinal vermelho aceso! Se você, revendedor e/ou software-house possui os tais 200 clientes, recomendo que você busque dinheiro no mercado e aumente esta carteira o mais rápido possível. Não é fácil e nem quero fazer parecer que o é. Mas a verdade é que, em 2 anos, 200 clientes será muito pouco para manter sua operação.

TAGS: automação comercial, TA

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