Potencializando 2012: Um Evento importante para Reflexão!


Tomei muito cuidado para escrever este Post, para não me deixar levar pela emoção do momento ou mesmo pela maravilhosa infra estrutura do local escolhido pela Scansource para fazer este Potencializando: Vila Garé Mares Resort, em Camaçari na Bahia.

Falar que o Potencializando é um evento fantástico, que os palestrantes escolhidos são ótimos, que a estrutura do evento é maravilhosa, que o Revendedor tem que fazer de tudo para ficar entre os 150 melhores do ano para ir, é chover no molhado. Já elogiei por diversas vezes este evento em Posts passados e, como frequentador de vários deles, posso afirmar que este foi o melhor disparado!

O que quero contar sobre o Potencializando deste ano é diferente. É algo muito maior, muito mais importante. É algo vital para a sobrevivência do seu negócio, amigo Revendedor. Há pelo menos 2 anos, escrevo neste Blog para que os revendedores mudem sua forma de trabalhar, prestem atenção aos movimentos feitos pelos distribuídores, que entendam que o mercado não é mais o mesmo, que as margens iriam cair, etc, etc, etc… Muitas vezes, pareci pessimista mas o mercado que vejo hoje é o “futuro” do que escrevia lá atrás.

Ok, o futuro chegou. Vivemos um cenário de readequação no mercado de TA. De 4 ou 5 mil revendas hoje deveremos chegar em 300, 400 no máximo em 5 anos. Mais um cenário pessimista? Estou certo que não. E o Potencializando deste ano reforçou minha tese. Está claro, para quem participou do evento, que a Scansource e os fabricantes que estiveram por lá estão fazendo tudo o que podem para mudar a cabeça dos Revendedores tradicionais enquanto ainda há tempo, para que os números que citei acima de revendas sobreviventes sejam um pouco maiores.

Para o revendedor tradicional de TA, focado em PDV para varejo, o evento foi um tapa na cara. Para acordar. Para aquele revendedor que já trabalha com TA e AIDC, o evento foi um sinal amarelo para buscar mais áreas de negócio para trabalhar. Um distribuidor do tamanho da Scansource, que coloca 300 executivos em um maravilhoso hotel ao longo de 4 dias para mostrar-lhes que o mercado mudou e quem não acompanhar estas mudanças ficará para trás é digno de palmas e louros. Para mim, pessoalmente, o evento representou uma oportunidade fantástica de reflexão. De abrir minha mente para novas oportunidades, novos negócios, novos mercados, novas formas de fazer o mais do mesmo.

Sendo assim, fica a dica para meus amigos revendedores de TA: mexam-se o mais rápido possível. Procurem saber o que foi falado na Bahia se você não esteve por lá. Procure quem esteve e ouça um pouco. Vá atrás de informação e comece agora a promover as revoluções em sua revenda que o mercado espera que você faça para sobreviver. Se você não começar agora, será tarde demais!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s