Em casa de Ferreiro o espeto é em Excel!


Sem dúvida nenhuma o título parece meio confuso. Mas, ao se entrar no dia a dia das Revendas de TA e entender como os “gestores” destas empresas trabalham, ficará fácil dar razão a confusão.

Para quem vive o dia a dia do mercado fica difícil supor que uma empresa especializada em automação de processos, em ofertar para seus clientes produtos e serviços que melhorem sua operação, tenha, dentro de casa, uma operação tão mal informatizada.

Pois é. A maioria das revendas de TA tem a característica de opearem sem sistema ou, quando possuem alguma coisa, costumam automatizar a área de serviços (entrada de equipamentos, lacração de ECFs, controle de orçamentos) e só. Se a revenda controlar por software os chamados técnicos por telefone e atendimentos externos ela já é uma exceção. Agora, financeiro, compras, estoque, fiscal… Esqueçam! A enorme maioria delas está há anos luz de ter estas informações automatizadas.

A pergunta que fica então para analisar este cenário é: Porque? Bem, penso que são vários fatores. O primeiro, e mais importante, é que a maioria das revendas tem um dono faz tudo que, além de ser o comercial e atender alguns clientes pessoalmente no que diz respeito a chamados técnicos, ainda cuida do administrativo com a ajuda de uma secretária ou de sua esposa. Nada contra isso, mas é muita coisa para UM só administrar. Aí, nesta situação, o mesmo pensa como “cliente”: minha empresa é pequena demais para usar software. Vou dar um jeito aqui no Excel mesmo.

E, por melhor e mais eficiente que seja o Excel, quem é consegue administrar trocentas planilhas ao mesmo tempo? Fora de brincadeira, a quantidade de planilhas que um dono de revenda gera para “automatizar” seu negócio é impressionante!

o Segundo motivo pelo qual as revendas não se informatizam é a fatla de conhecimento sobre ferramentas específicas para nosso negócio. Sim, já tem gente fazendo software para Revendas de TI e TA. Existem algumas opções bacanas no mercado, basta pesquisar.

E o terceiro motivo é aquele que, na minha opinião, é o que faz com que muitos empresários comprem Software e usem pouco: burocracia. Sim, porque é muito mais fácil editar uma planilha em Excel e “ajustar” algo do que caçar o erro em um software de gestão, certo?

Entretanto, deixo aqui um conselho: está na hora de imprimir um pouco mais de gestão dentro das Revendas! Sem isso, não adianta reclarmar do mercado. Ele vai estar ruim sempre…

TAGS: automação comercial, TA

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s