Os Homens de Hoje em dia são tão consumistas quanto as mulheres…


Eu assumo: sou consumista. Agora, quem disse que sou o único? Essa história de que shopping center é para mulher está acabando. E quem está promovendo esta mudança são os homens mais jovens. Homens com 35, 30 ou menos anos estão na vanguarda do consumo mundial e também no Brasil. A diferença, entretanto, está no hábito.

Assim como alguns amigos, sou casado, e muito bem casado diga-se de passagem há quase 5 anos (Mary, essa foi para você, beleza?). Conversando com estes amigos, fica clara a diferença entre a forma de consumir dos homens e a das melhores. Vamos a um pequeno exemplo.

Suponhamos que eu queira comprar uma caneta. Não importa o estímulo para compra-la; se eu há vi na Internet, em um outdoor ou em uma loja. O que importa é que eu quero comprar uma determinada caneta. Se estou no shopping, passo em uma vitrine e vejo a caneta, as reações seguintes são: vejo o preço. Dá para comprar? Sim. Pego o celular, entro na Internet e faço uma rápida pesquisa em sites e no EBay. Meço o risco de ser taxado em compra-la fora do Brasil e, depois de uma longa pesquisa de 3 minutos, decido pela compra da caneta: ou na loja ou pela Internet. Simples assim.

Agora vamos pegar um exemplo de consumo de minha esposa, Mary. Suponhamos que ela queira comprar um sapato. E suponhamos que o sapato em questão é o primeiro que ela experimentou na primeira loja que entramos. Bom, certamente ela vai olhar o shopping inteiro, experimentará 435 sapatos e, depois de 3 horas e meia, voltará a primeira loja e comprará o primeiro sapato que viu. Difícil assim.

Prestando atenção a este detalhe entendi que a principal diferença entre a forma dos homens consumirem e das mulheres está nas aspas: enquanto os homens compram “O” item, as mulheres compram o “ITEM”. Nós, homens, escolhemos a marca, o modelo e nos contentamos apenas com aquele determinado item, daquele determinado modelo e daquela determinada marca. As mulheres são mais generalistas neste caso o que as leva a pesquisar o mundo antes de definir sua compra.

Obviamente pesquisar preços é importante, desde que você esteja comprando algo que se vende em qualquer lugar, como um eletrodoméstico ou eletrônico. Agora, na hora de comprar os “brinquedinhos” caros, homens pesquisam muito pouco os preços e definem sua compra muito mais rápido.

Uma outra característica interessante sobre homens consumistas: não nos importamos muito com o valor daquilo que compramos. Exemplo: se quero comprar uma carteira por exemplo e eu gostei de uma determinada carteira, o preço, desde que eu possa pagar, será irrelevante. A Mary, por outro lado, já é muito mais consciente. Se ela gosta de um item e o acha caro, muitas vezes roda o shopping inteiro para comprar algo parecido, só que mais barato. As extravagâncias que faz, muitas vezes, tem o meu dedo, que acaba por influencia-la a minha maneira de comprar.

Com tantas diferenças em algo tão parecido, dá para traçar alguns paralelos:

– Enquanto mulheres compram sapatos, roupas e acessórios, homens compram carteiras, relógios, canetas, porta cartões e outros brinquedinhos caros além, é claro, de sapatos e roupas;

– Enquanto as mulheres tem pouca opção do que comprar (normalmente sapatos, roupas e acessórios), os homens tem uma vastidão imensa de brinquedos a disposição. Antes de criticarem este comentário procurem ir a um shopping e prestar atenção no que estou dizendo;

– Enquanto mulheres gastam horas e fortunas em cabeleireiros, homens gastam horas e fortunas em bares tomando cervejas diferentes.

Todas estas análises me levam a crer que, se algum empreendedor resolver misturar em uma loja maluca carteiras, porta cartões, relógios, óculos de sol, Mont Blanc, Victorinox, Delsey, Tag Heuer e cervejas, tem grande possibilidade de construir uma marca de muito sucesso. Até porque, já cansou aquele negócio de ter que olhar estas coisas em tabacarias não é mesmo?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s