Quando começarão a Responder as Perguntas certas sobre o S@T Fiscal?


Quando começarão a responder às perguntas certas sobre o S@T Fiscal?

Tá aí um assunto chato pra boné. Muito já se falou, o projeto esquentou, esfriou, foi para frente, para trás, não teve viabilidade técnica, micou, etc…

Tudo isso aconteceu com o S@T. E ainda tivemos muitas e muitas reuniões de definições, muita particpação da AFRAC para tentar entender o que de fato o governo queria e ajudar fabricantes, distribuidores e revendedores, muita polêmica, muita gente perdendo o sono por conta da perda de receita com serviços e, depois de 3 anos e meio falando sobre o assunto, ainda existem perguntas SIMPLES e ÓBVIAS que não são respondidas com clareza.

É mais ou menos assim: a partir de Janeiro, dependendo do faturamento que uma determinada empresa possui, ela não poderá mais comprar Impressoras Fiscais. Terá que optar diretamente pelo S@T. Entretanto, não há em nenhum lugar do cosmos informações confiáveis sobre: onde comprar, quem vai habilitar, quem dará manutenção, etc, etc, etc… Ou seja: me obrigam a comprar um troço que eu não conheço mas não me dizem como fazer isso. Típico do governo, não é?

Não vou mentir. Estou trabalhando MUITO nos últimos meses e a mudança para a nova casa, somada há algumas outras mudanças em minha vida pessoal e profissional me sugaram. Dizer que pesquisei a fundo, fui atrás de informação confiável, busquei em meu networking entender melhor a situação, não posso. Estaria mentindo e não sendo transparente e é justamente a isso que atribuo o fato do Blog ser um sucesso há quase 3 anos.

Então, como posso escrever sobre o tema? Bem, tenho conversado com Software-houses e contadores sobre o PROBLEMA. Sim, problema. Porque já ouvi contador dizer uma coisa, software-house dizer outra e, o único ponto de consenso que achei até o momento é: em Janeiro começa esse troço aí.

Perguntas que posso responder com certeza:

– As Impressoras Fiscais acabam com o S@T: Não. Quem tem Impressora Fiscal poderá mantê-la até 5 anos após a data da compra. Ou seja: se comprou a máquina em Janeiro de 2012, ela poderá funcionar até Janeiro de 2016, DESDE QUE esta máquina não sofra nenhum tipo de intervenção fiscal no período após a obrigatoriedade do contribuinte estar decretada. Lembrando que a adesão ao S@T é por faixa de faturamento e, se não me engano, tem empresas que estarão obrigadas apenas a partir de 2015;

– O que muda no Software de PDV: certamente o PDV necessitará de atualização. E, para piorar, algumas lojas conviverão com as duas tecnologias rodando ao mesmo tempo. Nada que um período de adaptação não resolva… O problema é operar neste período de adaptação;

– Com a implantação do S@T o que muda em relação a Impressão do Cupom para o cliente: tudo. O cliente terá a opção de pedir ou não o cupom e o mesmo não necessariamente precisará ser impresso.

Apenas recapitulando: o S@T nada mais é do que o Cupom Fiscal Eletrônico. Com ele, o estado passa a intervir na emissão do cupom, fazendo a autorização do mesmo. Hoje, o estado não faz intervenção na emissão do cupom. Ele apenas pede um arquivo diário com todos os cupons que foram impressos para liberação dos créditos da Nota Fiscal Paulista. Com o S@T, o Estado passa a ter a informação dos cupons impressos e das vendas efetuadas de forma mais rápida e simples.

E você: sabe mais a respeito do S@T? Tem alguma consideração a fazer? Sabe como adquirir o troço? Porque ninguém sabe… É bom todos nós ficarmos de olho!

Um comentário sobre “Quando começarão a Responder as Perguntas certas sobre o S@T Fiscal?

  1. Olá Vitor!
    Gostei muito do seu blog, tem bastante informação atualizada sobre o mercado de automação comercial. Trabalho numa empresa fabricante de papel térmico e a informação colocada neste post me chamou a atenção, a respeito da impressão dos comprovantes após o S@T. Eu havia entendido que a impressão do cupom (ou comprovante) seria obrigatória. É fato que não precisará necessariamente ser impresso?
    Poderia confirmar isso?

    Obrigada,
    Vivian Palmieri

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s