2013: o ano de migração de vendedores das Revendas Tradicionais


2013: O Ano da Migração de Vendedores das Revendas Tradicionais

Por Vítor Peixoto
Um Feliz 2013 para todos meus amigos! Começou o ano e, com ele, a necessidade de crescer, de fazer coisas diferentes e de se reinventar… Vamos pra cima!

 

Falando de forma mais polida agora penso que 2013 será um ano de crescimento forte para os Grandes revendedores de tecnologia. Pelo menos, para aqueles que saíram da caixinha e diminuíram a concentração de resultados de suas empresas em um único ou em uma única linha de produtos.

Crescer em vendas deixou de ser um problema para estas empresas que vem, ano após ano, tirando participação de mercado de revendedores tradicionais que não se reinventam de jeito nenhum, independente das dificuldades e dos sinais que o mercado apresenta.

 

Entretanto, empresas em crescimento e expansão passam por dificuldades sérias na hora de contratar. Porém, em um ano de promessa de crescimento precisamos eliminar as dificuldades e focar nos resultados e nas metas fortes. Por isso, estes revendedores precisarão contratar e muito! Reforçar a equipe comercial é fundamental para alcançar os objetivos. Sendo assim, precisarão contratar. Então vamos tentar tornar este processo um pouco mais fácil. E aí preciso fazer umas aspas e analisar apenas o mercado de TA onde estou inserido.

 

Os vendedores e assistentes de vendas formados em distribuídores ou fabricantes possuem vícios complexos de se exterminar para trabalharem nas revendas. Dizer que vender e atender revendas é o mesmo que vender e atender clientes finais é uma mentira digna de Pinóquio. Portanto, o revenededor que pretende ir a caça de profissionais de vendas que já tiveram passagem por distribuidores ou fabricantes pode se decepcionar.

 

Não estou de forma alguma dizendo que estes profissionais não servem para trabalhar em revendas. Muito pelo contrário. Possuo grandes amigos e parceiros que poderiam sim se dar bem no último elo da cadeia. Isso não significa, entretanto, que qualquer um serve e que o fato de conhecer os produtos e a cadeia de distribuição é certeza de sucesso.

 

Sendo assim temos os profissionais que trabalham nas revendas. E é aí onde eu vejo aquecimento. Muitas revendas tradicionais passarão por dificuldades em 2013. Junto com as dificuldades vem o descontentamento. Profissionais descontentes e com experiência devem brotar em 2013, precisando respirar novos ares. Os novos revendedores vem com apetite monstro para ocupar espaço. Parece que uma expectativa vem de encontro a outra, não acham?

 

Vamos tirar a hipocrisia de lado e falar a realidade: você tem uma revenda em franca expansão e precisa melhorar o seu time? Você tem concorrentes com excelentes profissionais querendo novas oportunidades? Seu relacionamento com este revendedor não é próximo? Se a resposta é SIM nas 3 meu amigo, hora de aproveitar a oportunidade!

 

Se a sua equipe já é de excelente qualidade e não precisa de melhores vendedores, hora de olhar seus assistentes de vendas. São qualificados ou só enchem a folha de pagamento? Se a resposta for a segunda alternativa, hora de abrir processo de seleção e moldar a molecada com os seus valores. O cargo de assistente de venda é a porta de entrada do vendedor na empresa e deve ser a sua porta de entrada para contratação de novos profissionais de nível mais baixo para a área comercial. Se tem uma coisa que aprendi em 2012 é que empresa estruturada NUNCA para processo seletivo. Buscar gente nova no mercado, todos os dias, é obrigação do empresário que quer crescer.

 

E você: já fez a lista de quem pretende trazer para trabalhar com você em 2013? Há, não precisa. Tudo bem. Mas já organizou o processo seletivo para angariar novos talentos? Ainda não. Então você já tem o que fazer. Mais uma vez, feliz 2013 e boas vendas!

 

TAGS: automação comercial, TA, tecnologia, ti

 

Fonte: <http://crn.itweb.com.br/blogs/2013-o-anno-da-migracao-de-vendedores-das-revendas-tradicionais/>

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s