2013: o ano da Concentração de Mercado de TA em poucos Players…


Por Vítor Peixoto

27 de janeiro de 2013 11:55
O ano de 2013 começou aquecido no mercado de TA: os distribuídores ligaram os motores cedo, começaram a visitar os canais, os pedidos começaram a chegar e os negócios estão acontecendo. Em suma, o mercado dá sinais de que a tendência de recuperação ocorrida no 4o. trimestre de 2012 continuará a todo vapor.

Esta é uma ótima notícia e uma perspectiva otimista ajuda todo mundo a trabalhar com mais raça e vontade para fazer os negócios acontecrem. Entretanto, uma diretriz deve compor o planejamento comercial dos grandes distribuidores em 2013: a concentração de suas atenções em uma quantidade menor de canais.

Parece confuso o que estou dizendo? Parece, não é? Como exigir recuperação e crescimento do mercado e, ao mesmo tempo, direcionar as atenções a menos players? Vou tentar explicar da forma mais simples possível. Nos últimos anos o número de empresas consideradas canais de TA aumentou drasticamente. Alguns falam em 4.000, 5.000 canais ativos. Entretanto, se analisarmos os números de vendas desses canais veremos que entre 600 e 800 canais representam 80% daquilo que o mercado movimenta.

Ou seja: entre 240 e 400 canais são responsáveis por mover o mercado. Os outros 4.600 ou 4.800 canais são apenas “oportunistas”, compram de vez em quando para atender a demandas pontuais. O problema é que durante anos estes canais tiveram condições muito parecidas com as que os grandes players possuem. Isso causou distorções no mercado e empresas pouco estruturadas passaram a concorrer em igualdade de condições com os grandes players.

Pois 2013 é o ano onde esta situação deve acabar. Certamente os distribuidores passarão a privilegiar de várias formas os canais focados e darão aos demais canais condições diferentes, dando a cada um aquilo que realmente merecem baseado nos méritos de suas ações.

Sem dúvida nenhuma se confirmada as previsões, esta é uma excelente notícia para os grandes players que pedem esta equalização há muito tempo e deve trazer mais seriedade e maturidade para o mercado de TA. Nosso mercado merece!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s