Que coisa Feia Sr. Distribuidor! Fale a verdade, não minta para o Canal!


3 de fevereiro de 2013 19:46
 

Relacionar-se com distribuidor e fabricante ao mesmo tempo não é fácil. O Canal de TA brasileiro vem, a cada dia, descobrindo lados bons e ruins em construir suas relações comerciais ora com distribuídores, ora com fabricantes.

Entretanto, o mínimo de honestidade nesta relação é o que se pede. Deixar certas coisas claras desde o princípio é importantíssimo porque, descobrir mentiras depois faz com que toda a relação se abale, independente do alicerce criado.

Partindo deste princípio toda vez que recebo um novo fabricante ou distribuidor no Automatizando uma pertunta está sempre na pauta: você atende cliente final diretamente? Não faço esta pergunta esperando que o fornecedor diga não. Faço esta pergunta esperando que todos sejam sinceros, seja a resposta SIM ou NÃO. Quando a resposta é SIM, procuro entender quais os limites propostos pelo fornecedor para não me desapontar com o passar do tempo.

É muito fácil criar esta desconfiança porque o mercado vem dando sinais há algum tempo de que tem distribuidor vendendo direto para cliente final SIM. E não duvidem: nós sabemos quem é.

Partindo deste princípio recentemente questionei um certo distribuidor a respeito deste assunto. Não questionei o dono, questionei um determinado funcionário da área comercial. O mesmo me disse que NÂO, que como distribuidor ele não poderia de jeito nenhum fazer isso, me tranquilizou, etc.

Entretanto, conheço alguns ex-funcionários desta empresa. Questionei os mesmos a respeito e descobri que este distribuidor tem nada mais, nada menos do que OITO sites diferentes onde vende diversos tipos de equipamentos para automação comercial e AIDC. Como se não bastasse um, ele tem OITO!!!!!

Todos os sites possuem o mesmo prefixo de telefone, e os quatro últimos dígitos são apenas ramais. Um dos ex-funcionários me disse que ficam todos em uma mesma sala. Tem de tudo: site de compra coletiva, e-commerce, revenda de volume, etc… O pior não é isso: o pior é que o cara montou tudo isso e ainda pede para seus executivos de vendas MENTIREM para as revendas, dizerem que não tem esta prática, etc.

Mas aí você me pergunta: qual o problema nisso? Simples: mais de 50% do faturamento e 80% da carteira de revendedores dos distribuidores de TA e AIDC brasileiros baseiam-se no agenciamento de vendas. Ou seja: o revendedor fornece todos os dados cadastrais de seus clientes para que o distribuidor emita as Notas, boletos e entregus os produtos. Aí eu é que pergunto: o que impede esse cara de ofertar produtos nesta carteira diretamente? NADA! E com as margens que ele tem, pode ser muito mais competitivo do que qualquer um!

Tudo isso já seria suficiente para chocar se um segundo detalhe não fosse ainda mais relevante: em alguns dos sites o cara comercializa produtos que não distribui. Ou seja: provavelmente está agenciando pedidos em outros distribuidores. Isso não é brincadeira e é sério, muito sério!

Não vou divulgar nomes aqui no Blog mas se algum distribuidor tiver interesse em saber de quem estou falando basta me procurar. Terei o maior prazer em mostrar os sites e a ligação. Se quiser acreditar, ok. Senão, continuem estimulando isso. Vocês, que atendem estas revendas, estão compactuando com esta situação.

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