Os líderes de TA não dividem informação com seus Subordinados


Não somos instituições filantrópicas. Logo, acordar pensando em maiores lucros e vendas não é proibido. Aliás, sem ele nosso negócio não se sustenta. Então partimos deste princípio para, a todo custo, vendermos mais e melhorarmos nossas margens.

Vejam se vocês se vêem em situação parecida: vocês acordam, chegam na empresa, conversam com seus funcionários (com mais intensidade os da área comercial e assistência técnica), sentam em suas mesas, leem e-mails, autorizam pagamentos, ligam para fornecedores, negociam preços, atendem clientes, trabalham no Marketing da empresa, almoçam com fornecedores, conhecem uma nova ferramenta de gestão para o escritório, fazem uma reunião com um cliente e… Acabou o dia. Muito trabalho não é? Pois é. Mas no dia seguinte tem mais ainda.

E os dias vão passando, as semanas também, passam-se os meses e, quando damos conta, já estamos organizando a festa de final de ano e fechando as campanhas de vendas que rolaram, definindo o pagamento das premiações, etc.

Entra ano e sai ano e nossa rotina continua a mesma: uma loucura, com muito trabalho, um bom lucro e vamos tocando. Aí, um dia, aquele funcionário chave da sua operação entra em sua sala e pede as contas. O motivo: falta de perspectiva. Você, como empresário, se esforça ao máximo para mostrar para ele que está sendo precipitado, que a empresa tem muito a oferecer, que tem muitos projetos para ele e etc, etc, etc. Mas não adianta. O funcionário está com a decisão tomada pois aceitou o emprego em uma outra empresa que lhe fez uma oferta de crescimento profissional mais interessante.

Você, como empresário e comandante, pensa prontamente na ingratidão do funcionário, por tudo o que você fez por ele, por todo o investimento que fez nele para agora ser apunhalado pelas costas… Entretanto, em algum momento você parou para pensar que o problema pode ser justamente você?

É, você mesmo. Você se envolve tanto no dia a dia da sua empresa que dá pouca atenção a seus funcionários. Ou por acaso acha que aqueles 5 minutos de bate papo no “bom dia” são suficientes para você saber o que se passa na cabeça de seus comandados? Pois não é. E aí meu amigo, eu lhe pergunto: quanto do seu tempo e do caixa da empresa você investe em comunicação interna?

Isso mesmo. Comunicação Interna. Quanto de suas estratégias que estão no papel seus funcionários sabem? Quanto de seus planos estão bem fundamentados? Quantos líderes você tem na equipe que apoiam suas estratégias e estão alinhados com elas?

Você pode até pensar: bom, eles não tem nada a ver com isso. Eu sou o dono da empresa. O dinheiro é meu, eu construí isso do zero. Se você está pensando assim saiba que essa é a maior mentira que você pode contar para você mesmo. Quer um exemplo: tente organizar uma mudança de escritório sozinho. Suponhamos que você tenha uma empresa com 30 funcionários e quer mudar de prédio. Experimente fazer tudo sozinho e não envolva os outros. Você vai ver que merda de mudança você vai fazer.

Quer outra? Venda uma implantação de Software em um cliente com 10 lojas e tente você sozinho implantar. Dê treinamentos sozinho para o cliente, faça a virada dos PDVs sozinho… Isso, faz tudo sozinho. Você vai ver que clientão você vai ter para o resto da vida.

Bom, neste momento você já se convenceu de que você não é o centro das atenções e nem a coisa mais importante do universo. Então eu lhe pergunto: porque todas as ideias de crescimento que você tem você não compartilha com parte de sua equipe? Porque guardar tudo para você? Porque não alinhar as estratégias com seus líderes?

Ah, não possuem maturidade para isso. Bom, a culpa tambem é sua. Então, está na hora de você tomar uma decisão: ou busca líderes que possam te ajudar em seu projeto ou continue assim, como uma ilha, com estratégias isoladas e secretas, para você ver aonde vai chegar!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s