Convenção Zebra é Diferente 2013… Aparentemente, muita coisa vai mudar!


 

A Zebra Technologies, tradicional fabricante de Impressoras Térmicas de Etiquetas e de cartões promoveu ontem, dia 22/03, seu primeiro Evento de Canais no Brasil. Intitulado de Convenção Zebra é Diferente 2013 o evento tinha dois objetivos principais: fazer um balanço do primeiro ano do Programa de Canais Partner First lançado pela Zebra em 2012 e para mostrar ao mercado uma nova Zebra que deveremos ver a partir de agora.

A primeira impressão do Evento foi bastante positiva. A Zebra, que tradicionalmente foi um fabricante nulo para os canais, parece ter entendido a importância de estar mais perto dos mesmos para ouvi-los e entender suas necessidades. Uma outra amostra desta aproximação foi a contratação de Isac Berman, tradicional executivo do mercado de TA, que já teve passagens por Metrologic, Interway e DN Automação. Porque a contratação dele é importante? Porque em toda sua tragetória profissional Isac sempre brigou muito por uma política de canais séria, privilegiando os mesmos com boas margens e bons programas de Marketing Cooperado. Como a Zebra nunca foi eficiente em nenhuma destas duas linhas, fica agora uma pressão para que isso aconteça, pelo menos no médio prazo.

Também surpreendeu o fato de alguns dos executivos globais mais importantes da Zebra estarem no evento prestigiando os canais e distribuidores brasileiros. Aliás, uma outra coisa interessante: BP Solutions, Scansource, Prime Interway e Motorola foram os PATROCINADORES do Evento. Genial. Um distribuidor patrocinar um Evento de Fabricantes. Na verdade, a mensagem foi interessante neste aspecto pois sabemos que hoje a Zebra ainda possui 5 distribuidores. Os dois que não estavam lá como patrocinadores certamente perderam uma grande oportunidade de passar a mensagem que concordam com esta nova postura da Zebra perante o mercado. Ou será que tem algo mais por trás disso?

De qualquer forma, a mensagem é positiva. O local escolhido foi bem diferente do tradicional, embora lindo e de muito bom gosto. Ficamos por dois dias “isolados” do mundo. Foi também uma oportunidade para conhecer o time da Zebra, seus executivos de canais, pessoal de marketing, gerentes de produto, etc. Até porque, alguns destes exeecutivos mostram, no dia a dia, não estarem muito a fim de visitar suas revendas… Uma pena, mas creio isso também deve mudar, para melhor!

Desta forma, dou os parabéns a Zebra pelo evento e pela mensagem positiva que transmitiu ao mercado nestes dois dias. Tenho certeza que não falo só por mim pois conversei com vários revendedores e distribuidores ao longo destes dois dias e pude perceber que boa parte deles possuem opinião bastante parecida com a minha.

Entretanto, é importante fazer um aviso: sabemos o potencial das pessoas que estão no time da Zebra agora. E também sabemos que estes profissionais já privilegiaram o canal antes em outras oportunidades. Sendo assim, se nada ou pouca coisa mudar, tenham certeza que o mercado cobrará a Zebra por estes resultados no futuro, e não seus executivos. Entender este detalhe é importante para orientar suas atividades e passos. Simples assim.

Deixe um comentário