O Problema em transformar Clientes em Amigos!


Por Vítor Peixoto

31 de maio de 2013 16:17
Estive esta semana na IT Mídia para um debate sobre os rumos que o Mercado de AC está tomando. Muito se discutiu a respeito das margens, da sobrevivência dos canais, das oportunidades, etc.

Os 4 palestrantes que lá estavam abordaram muito bem os temas propostos mas, no que diz respeito a capacitação de profissionais e margens, penso que não conseguiram chegar de fato no cerne do problema.

A falta de mão de obra qualificada é um problema generalizado. Não somos somente nós de TA que temos este problema. Mas nós contribuímos e muito para que nossa Equipe capacitada troque a empresa por qualquer “dez reais a mais” que ofereçam. Também somos nós, os canais, os principais responsáveis pelas quedas de margem que aconteceram nos últimos 2 anos (Ok, já sei, o Automatizando teve parcela de culpa nisso)… Mas, ao contrário de outros que preferem por a culpa em terceiros, assumo: nossa estratégia do passado ajudou a estragar as margens de hoje. Simples assim. Entretanto, não vamos ficar parados esperando as margens se dissolverem. Optamos por fazer algo diferente.

Bom, voltando a questão da mão de obra qualificada. As revendas, de forma geral, tem pouco dinheiro disponível para contratação. Ou melhor: os empresários não possuem caixa para trazer e manter belos profissionais. Então, boa parte deles opta pela estratégia de trazer para formar. Aí investem tempo, dinheiro e esforço e capacitam o técnico. Aí vem o aumento que não é lá essas coisas e pronto! O cara sai do Mercado de AC e vai procurar outra coisa. Quando isso acontece o dono da revenda é obrigado a ir para o mercado procurar mais um “moleque” para formar e de novo, e de novo, e de novo… Vira uma bola de neve sem fim e o empresário NUNCA consegue ter uma equipe qualificada.

Você se viu nesta situação? Então saiba que a culpa, de forma bem DIRETA, é sua. Por um simples motivo: você, dono da revenda, nunca investiu em ninguém para vender, nunca formou vendedores e você, o DONO, é o ÚNICO que vende. Só que você vende mal, muito mal. Você dá tudo de graça para seus clientes ou AMIGOS, ou como preferir chamar mas, quando você vai lá no cliente final e vende barato você automaticamente está deixando o caixa de lado e, sem caixa meu amigo, você não contrata ninguém.

Nosso problema de mão de obra não está na área técnica pois nós formamos técnicos muito bons. Nosso problema de mão de obra está na venda pois temos a mania de dar as coisas para os clientes. E, com pouco dinheiro, se nem carro você troca, imagina ter estrutura técnica competente?

TAGS: automação comercialTAti

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s