Prime Interway e DNAC… Mais um Distribuidor atuando em TA?


Prime Interway e DNAC… Mais um Distribuidor atuando em TA?

8 de julho de 2013 00:38
Não sei se já é do conhecimento de todos mas a Prime Interway vendeu no final do mês passado sua divisão de Automação Comercial. A notícia, inclusive, foi publicada pelo Marketing da Prime na CRN: http://crn.itweb.com.br/43771/prime-interway-faz-spin-off-de-area-de-automacao-comercial/.

Tive a oportunidade de conversar com Marco Castro, um dos diretores da Prime Interway sobre este processo. Segundo Marco a operação foi feita para que a Prime Interway foque suas atenções no mercado de AIDC, voltando às origens de seu DNA. Marco também foi bastante claro ao dizer que foram várias as tentativas de incorporar o Mix de Produtos de AC em sua oferta mas que, no final das contas, o DNA da empresa por AIDC acabou falando mais alto.

Em relação a esta operação, tenho pouco a comentar. Acredito que a Diretoria da Prime tomou a decisão certa ao vender a divisão de AC pois quem se relaciona do dia a dia com eles sabe que o foco é AIDC. Também é fácil entender que é em AIDC que boa parte de seus colaboradores enxerga dinheiro. Até aí tudo bem.

A questão que fica, no final das contas, é: como a DNAC vai conseguir competir em um mercado com tantos players com capacidade financeira interessante? A saber: Scansource, Officer/BP, Network1 e Ingram Micro possuem capital estrangeiro ou grupos de investimento por trás. A DN Automação já vem há algum tempo em um processo bastante interessante de arrumação da casa e o mercado já consegue perceber alguns avanços, além de possuir um volume de vendas bastante significativo. Então repito: como a DNAC pretende sobreviver neste cenário?

É claro que muitas são as possibilidades. A DNAC possui contratos interessantes assinados com alguns fabricantes de peso, como Urmet Daruma, Elgin, Epson, Menno, Naxos e NHS. Uma possibilidade seria um distribuidor entrante com foco em AC, que passa por dificuldade para assinar bons contratos, incorporar a operação. Outro seria, com o passar do tempo, abandonar a operação de distribuição e trabalhar como uma revenda premium, atendendo clientes finais e pequenos revendedores. Uma terceira possibilidade seria focar apenas em um território, mal coberto pelos distribuidores atuais, etc.

Enfim, para o mercado fica o sinal de que teremos surpresas nos próximos meses. Quem sabe até a Prime não está preparando alguma também?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s