Hora de ter atenção especial com os Fabricantes que você Revende!


O ano de 2013 não está sendo fácil para quem atua com TA. O ano está instável, com meses muito ruins e meses bons. Fato é que para muitos o ano ainda não decolou. Entendo que os motivos são vários e, embora em nossa empresa estejamos crescendo em vendas (e bem, diga-se de passagem), um fenômeno maluco está acontecendo: a cada mês a concentração de faturamento em uma quantidade menor de fabricantes fica mais evidente.

Tem o lado bom, é claro. Começam a aparecer números expressivos e começamos, em alguns casos, a ser tratado como TODAS as revendas merecem, mas não são. Tem o lado ruim da dependência pois a partir do momento que eu afirmo que hoje 5 fabricantes representam quase 80% de nosso faturamento estou deixando claro que temos aí uma situação que estável é interessante mas instável pode trazer muitos problemas, para ambos.

De qualquer forma o panorama nem sempre foi esse. Fato é que cresceremos em vendas em 5 ou 6 fabricantes e cairemos em vários outros. Em alguns cairemos muito. E essa informação, por si só, me preocupou. Então fui no mercado buscar dados.

Sabem o que percebi? Que nos distribuidores e em outras revendas o cenário é o mesmo. Tem muito fabricante encolhendo no canal. E a perspectiva, aparentemente, não é boa pois, na minha visão, muitos destes não vão conseguir reverter esta queda.

Ou seja: o mercado de TA também está se consolidando no número de fabricantes e os distribuidores, acostumados ao ambiente multi marca, também terão que adaptar-se.

Por isso é hora de atenção: você revendedor já se perguntou como aquela marca em que você aposta está posicionada? Se está crescendo ou encolhendo? Se vai ou não entregar os pedidos?

É hora de parar e refletir. Já basta um fabricante de balanças que recentemente parou de entregar produtos…

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s