Mercado de TA passando por momentos de definições…


O ano de 2013 não está sendo exatamente um ano bom. Poucas são as empresas que podem afirmar que estão batendo suas metas e, para a grande maioria, o ano de 2013 será mais um ano em que o mercado não decolou, assim como em 2012.

E, a cada dia que passa, fica mais claro para todos que estamos chegando próximos de algumas definições que já são comentadas e necessárias há alguns anos. Fato é que o cenário atual, de mudanças, não deve permanecer por muito tempo.

Dentre as definições necessárias para que o mercado possa evoluir e tomar um rumo mais certeiro estão a substituição ou não do ECF pela NFC-e ou pelo S@T ou pelos dois, quais distribuidores vão atuar nacionalmente e quais atuarão regionalmente, quem serão os fabricantes realmente representativos e quais deverão perder espaço, quais fabricantes sairão na frente com políticas comerciais rígidas e programas de canais eficientes, etc.

Acompanhar todas estas mudanças daqui para frente é fundamental para a sobrevivência de canais, distribuidores e fabricantes pois todos apontam para uma redução drástica no número de representantes dos 3 elos da cadeia. Então, para ficar, o empresário terá que antecipar-se a tantas mudanças, preparando sua empresa para o novo mercado de TA que deverá existir já a partir do próximo ano.

Ir a eventos, conversar com fornecedores, ler tudo o que for possível e usar o feeling apurado são obrigações dos empresários no momento atual. Controlar bem o financeiro e o fiscal também. Afinal de contas, se fossem apenas as mudanças promovidas pelo próprio mercado já não seria fácil, imagina adaptar-se a tudo isso com mudanças fiscais e variação absurda do dólar como a que vemos atualmente?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s