As Revendas devem começar a observar suas margens…


Por Vítor Peixoto

Venho escrevendo nos últimos dias sobre as transformações pelas quais o mercado está passando. Novos tributos, novas legislações, novas alíquotas e por aí vai…

Nestes novos tempos, onde os governos estaduais resolveram brincar de estados independentes e transformar o ICMS em “imposto de importação” (sim, é isso mesmo!) praticar um só preço é impossível. Conheço distribuidores trabalhando com uma tabela de preços com 30 variações de valores diferentes.

E, neste novo cenário, caótico até a poeira baixar, nunca a margem de lucro foi tão importante, inclusive para a sobrevivência de canais, distribuidores e fabricantes.

Ah, a margem de lucro. Uma questão tão preciosa e, muitas vezes, não observada pelos canais, mesmo parecendo algo tão óbvio e evidente.

Desta forma, sugiro a vocês revendedores que comecem a observar a margem média dos fabricantes que você revende. Observando este ponto recentemente descobri que para uma mesma linha de produto fabricantes diferentes podem entregar quase o dobro de margem, principalmente em linhas como leitores de código de barras, CPUs para automação, impressoras térmicas não fiscais e de etiquetas e gavetas.

Alguns fabricantes já sabem disso pois foram abordados por canais questionando esta questão. Poucos entenderam o apelo e prometem fazer algo para rever a situação, embora eu entenda que esta não é uma questão fácil de ser resolvida, pois mexe em política de preços, rebates, descontos, etc.

Por hora, meu conselho para os canais é: fiquem atentos. Se você é um canal que compra para vender observe os valores de custo e venda. Se você é um canal que agencia compare comissões em vendas de produtos similares de fabricantes diferentes.

Às vezes, a solução para o seu negócio não é aumentar as vendas. Pode ser simplesmente escolher melhor quem vender.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s