Receita Recorrente Ajudando a Pagar a Conta


Por Vítor Peixoto

Você já ouviu falar em receita recorrente? Não? Se não ouviu, é melhor informar-se sobre o tema pois esta pode ser a saída a médio prazo para evitar o desaparecimento do seu negócio.

Receita Recorrente é igual a Contratos de Manutenção, contratos estes que podem ser de Hardware, Software, TEF, Serviços diversos, etc.

Após dois anos turbulentos no mercado de TA, onde poucas foram as empresas que conseguiram registrar algum crescimento real, o sinal amarelo está aceso para a sobrevivência do canal. Sim meus amigos: muitos de nossos amigos empresários deixarão de ser empresários em 2014.

Muito se fala sobre margens canibais, altos investimentos em publicidade, impostos altos mas pouco se fala em estratégias para garantir a saúde financeira destes canais. Para alguns, infelizmente, já é tarde para tentar correr atrás do prejuízo. Para outros, o que estou escrevendo pode ser um alento. Sim, você está no caminho certo.

Se você, canal de TA, nunca pensou em cobrar manutenções mensais de seus clientes para prestar algum tipo de serviço, a hora é agora. Se ainda há carteira de cliente disponível para isso e sua equipe de vendas está com dificuldades para vender Hardware, hora de orienta-la a visitar sua base com portfólio de serviços, sejam quais forem, pelos quais seu cliente o remunerará mensalmente.

A médio prazo (12 ou 18 meses) a receita acumulada com esta ação deve ser suficiente para pagar parte de sua estrutura e absorver possíveis perdas com o fim do ECF. O seu plano tem que considerar pagar todas as despesas com receita recorrente em no máximo 30 meses. Se não for possível, enxugue seus custos e corte gente. Simples assim.

O retrato acima deve ser a odisseia de muita gente em 2014. Aqueles que permanecerem no mercado certamente terão MUITO mais negócios para fazer nos próximos anos pois, com a saída de uma grande parcela dos revendedores, mais negócios sobrarão por revenda. O segredo, contudo, é manter-se de pé nos próximos 2 ou 3 anos. Vamos pra cima!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s